Faleceu um revolucionário! Honremos a sua memória e história de luta!
Faleceu esta 2ª feira, dia 19 de Setembro de 2016, José Velez de Matos, militante do PCTP/MRPP há mais de 40 anos e intrépido lutador por uma vida digna para a classe operária, os trabalhadores e o povo português.
Residente desde sempre em Moscavide, era aqui conhecido por Zeca Leão devido à sua ligação ao Sporting Clube de Portugal.
As mortes – e, sobretudo, quem morre – não são todas iguais. O Zeca Leão esteve, nos últimos anos, muito limitado fisicamente em resultado de um AVC. Mas, o a razão das suas maleitas são também resultantes do historial de tortura a que, enquanto militante do PCTP/MRPP, foi sujeito pelo COPCON – liderado por Otelo Saraiva de Carvalho -, que, na noite de 28 de Maio de 1975 invadiu, assaltou e destruiu as sedes do MRPP de norte a sul do país, e o prendeu, juntamente com mais de 400 camaradas seus.
Recorde-se que, essa acção do COPCON foi levada a cabo a mando do Conselho (dito) da Revolução e do partido de Álvaro Barreinhas Cunhal, o mesmo partido que hoje lidera a coligação reaccionária PCP/PSD, que está à frente do executivo na Câmara Municipal de Loures e cujo presidente é Bernardino Soares.
Mais tarde, aquando da reconquista e recuperação das sedes assaltadas, o José Velez de Matos foi barbaramente agredido por provocadores da UDP – um dos partidos que hoje integra o Bloco de Esquerda – e pela polícia de choque que foi chamada para os proteger porque tinham ocupado a sede do MRPP no Alto do Pina, em Lisboa.
As suas faculdades físicas sofreram imenso com estes cobardes ataques. Mas, como ainda à poucos dias confessava a amigos e camaradas seus, era imperioso, que o capital fosse derrubado pelo mundo do trabalho.
Passou por tudo isto mas nunca vergou.
Honra ao intrépido lutador por uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem, ao amigo de Loures e dos lourenses, trabalhadores e elementos do povo!
Honra ao camarada, José Velez de Matos!