top of page

Sabias que...

O Sr. José Carlos Carvalho Quintão, dirigiu-se á Assembleia Municipal de Loures para fazer um apelo ao Presidente da Câmara para este salvar e recuperar a sua Tanoaria centenária na freguesia de Bucelas onde exerce a sua profissão á 40 anos e que se encontra em ruínas.

Como é usual,  o Presidente Bernardino Soares fez ouvidos de mercador ao seu pedido de auxilio, o que já se tornou um hábito, pois é recorrente recusar ajuda aos pequenos e pobres comerciantes do Concelho.

O Homem saiu pesaroso e indignado com a resposta negativa do Presidente.  Zé Espiga – como é conhecido este tanoeiro –, pela sua capacidade na profissão, já concedeu formação na sua oficina a alunos de várias escolas do concelho, mormente da Arruda.

No centro da vila de Bucelas, paredes meias com o Museu do Vinho e da Vinha, está o Zé Espiga que apenas sonha encontrar quem o ajude a continuar a arte tanoeira. Ali mesmo em frente à Enoteca das tão emblemáticas Caves Velhas, encontramos um tanoeiro que vive debaixo de um telhado antigo, desventrado, que ruiu parcialmente e lhe fez cair meia casa sobre a oficina.

O único tanoeiro a sul do Mondego e até à ponta de Sagres, como orgulhosamente insiste em referir.

bottom of page