A verdade dos números sobre a liquidação do SNS em Loures
A 6 de Fevereiro do ano de 2015 reuniu, pela sexta vez, a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Loures, tendo a Drª Elleine Lopes, Directora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde – ACES Loures/Odivelas -, afirmado que existiriam 73000 utentes sem médico de família. Isto para Odivelas/Loures/Sacavém e Pontinha, numa população de 360000 utentes! Isto é, segundo o relatório apresentado por esta figura, mais de 20% da população das zonas identificadas não teria médico de família!
No entanto, pasme-se, segundo o estudo apresentado pelo Núcleo de Estudos e Planeamento da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, de 1 de Setembro de 2015, existem 118233 utentes sem médico de família no Agrupamento de Centros de Saúde – ACES Loures/Odivelas. Ou seja, apenas mais de 45 mil do que o referido pela Drª Elleine Lopes... e para uma área menor, que não incluiria Sacavém e Pontinha!
Seja qual for o número, o que é certo é que, em matéria de política de Saúde, existe uma convergência e cumplicidade entre o actual executivo camarário de Loures e os sucessivos governos de Sócrates, de Passos/Portas e do actual governo de António Costa e suas políticas, no que concerne à desarticulação e liquidação do Serviço Nacional de Saúde.
Fonte: