top of page

Promessas antigas, mas nunca cumpridas!


Existem duas promessas antigas por cumprir e que afectam os moradores da zona oriental de Lisboa e das 7 freguesias da Portela, Moscavide, Sacavém, Prior Velho, Bobadela, S. João da Talha e Santa Iria de Azóia do Concelho Loures. O seu não cumprimento obrigou os moradores destas freguesias do concelho de Loures a recorrerem aos serviços do antigo Hospital de S. José, em Lisboa.


Em 2008, o governo socialista de José Sócrates prometia:


"O novo Hospital de Todos-os-Santos, que ficará no parque da Bela Vista e substituirá os hospitais S. José, Santa Marta, Capuchos, Desterro e Estefânia, em Lisboa, terá 789 camas, todas em quartos individuais. O concurso será lançado no início de 2008.

O novo Hospital de Todos-os-Santos – que substituirá os hospitais de S. José, Santa Marta, Capuchos, Desterro e Estefânia, que compõem o actual Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) – já tem garantido um terreno de 95 mil metros quadrados na zona da Bela Vista, ao lado de Chelas.

Com uma área de construção de cerca de 15 mil metros quadrados (o terreno com cerca de 95 mil metros quadrados custou ao Estado 12,6 milhões de euros),este projecto será realizado através do recurso a parceria público-privada (PPP, projecto, financiamento e construção), com um custo programado de 150 a 200 milhões de euros. A entrada em funcionamento está prevista para o ano de 2012.

É também para a mesma zona que deverá mudar-se o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que o Ministério da Saúde já decidiu que vai tirar da Praça de Espanha".


Ao relermos esta notícia com 10 anos vêm-nos á memória outra promessa do Partido Socialista e do PCP/CDU/PSD que nestes últimos anos tem sido feita em Santa Iria - a construção do Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia.


Em 10/5/2013 O Partido Socialista apregoava nos jornais a sua mentira:


“Foi finalmente assinado no passado mês de Abril o protocolo de cedência de um terreno, pela Associação de Proprietários do Bairro Terra de Frades à Câmara Municipal”.


Este terreno foi cedido para implantar o Supermercado LIDL, deixando cair o centro de Saúde.


Em Abril de 2015, Bernardino Soares recebeu uma carta do secretário adjunto do ministério da saúde que indicava que “a ARS com brevidade comunicava à Câmara para propor um protocolo com vista à construção do novo Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia”. A Câmara manifesta preocupação por não conseguir uma rápida solução para a construção do Centro de Saúde.

Em 26/9/2016 foi aprovada em Reunião de Câmara a emissão do alvará de loteamento do Bairro Terra de Frades, situado na localidade de Santa Iria da Azóia, na União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela.

A emissão deste alvará veio pôr fim aos entraves jurídicos que a ARS identificou para receber o terreno para construção do novo Centro de Saúde de Santa Iria de Azóia.


Igualmente aprovada, por unanimidade, foi a proposta de constituição de direito de superfície de um terreno municipal, a favor da Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARSLVT), destinado à construção do futuro Centro de Saúde de Santa Iria de Azóia.

Após aprovação desta proposta pela Assembleia Municipal e formalizações legais inerentes, estão reunidas condições para que a (ARSLVT) Associação Regional de Saúde Lisboa Vale do Tejo possa desenvolver os procedimentos necessários à construção do Centro de Saúde de Santa Iria de Azóia. Ou seja as condições estão adquiridas, mas não confirmadas.


Em 8/6/2017 a CDU, coligada em Loures com o PSD, em pré campanha eleitoral apresenta na Assembleia Municipal de Loures uma saudação “Pela construção do novo centro de saúde de Santa Iria da Azoia” apresentando-se como o partido que levou a cabo a construção do Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia.

A realidade para os moradores de Santa Iria é que o Centro de Saúde onde, com sacrifício, se vão tratar, é o antigo, num terceiro andar na freguesia de Santa Iria. Na caça ao voto por parte da CDU os eleitores são considerados estúpidos e cegos que não vêm a realidade que os rodeia.


Como vemos. O Hospital de Todos os Santos e o Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia, andam de mãos dadas em época de eleições servindo como promessas para iludirem o povo e com isso arrebatarem-lhe o Voto. De protocolo em protocolo (ou seja de mentira em mentira) os habitantes da zona oriental de Lisboa e de vastas freguesias do concelho de Loures, vão sendo enganadas pelos partidos detentores do poder, do PS ao PCP, passando pelo BE, pelo PSD, até ao CDS/PP. E o que vemos é o agravamento das condições de saúde para os mais necessitados.


Está na mão dos eleitores a alteração deste estado miserável em que se encontra a saúde na zona Oriental de Lisboa e das supracitadas freguesias de Loures que com aquela zona confinam.



Linha Editorial

O Loures Online assume-se como uma plataforma que tem a pretensão de ser um espaço aberto ao debate, na perspectiva da unidade com princípios, que é desejável e imprescindivel para que seja possível, de forma aberta e democrática, serem discutidos todos os assuntos e matérias que interessem aos munícipes do Concelho de Loures.

Um espaço onde serão bem vindas todas as opiniões – políticas, científicas e de outra natureza– que visem contribuir para que se forme uma opinião pública e uma massa crítica no Concelho, não sujeita à manipulação e à alienação a interesses corporativos e contrários aos interesses do povo que reside e trabalha neste Concelho.

Um espaço onde seja dada voz à denúncia, por parte dos munícipes do Concelho de Loures,  de práticas e políticas que ponham em causa a sua dignidade, o seu bem estar, o seu direito ao emprego, à educação, à saúde, aos transportes, etc.

O Loures Online, defende o princípio de que, para além de interpretar a história, nos compete, a todos nós, agir para a sua transformação.

Uma transformação que rompa com a história de um Concelho sucessivamente sujeito, através dos vários executivos camarários – por onde passaram todos os partidos do arco do poder, de PCP a PS, passando por PSD e CDS, a sós ou coligados entre si – à destruição do seu tecido produtivo, à liquidação de postos de trabalho, à degradação das condições de vida e do acesso à saúde, à educação, aos transportes, a uma vida digna!

Siga Loures Online
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page